O Ministério da Justiça publicou os dados dos procedimento de aquisição de cidadania em 2023. Nestes dados não constam os pedidos de nacionalidade obtidos através do artigo 7 (transmissão automática e involuntária da nacionalidade).
Foram 11904 pedidos de aquisição voluntária ao todo em 2023. Portanto o Brasil representa praticamente 37% do total de pessoas que realizaram estes procedimentos. (Recuperação, Opção e Naturalização).
A segunda nacionalidade que mais obteve a cidadania luxemburguesa por estes meios é a portuguesa, com 1237 pedidos, quase todos na modalidade OPÇÃO, representando 10% do total, seguidos pelos franceses com 1131 , representando 9% do total. O restante está pulverizado entre diversas nacionalidades.
Ainda veremos muitas pessoas finalizando os pedidos de recuperação em 2024 e 2025, num ritmo decrescente, sendo o prazo FINAL para pedidos de recuperação até 31/12/2025.
Pedidos e OPÇÃO, NATURALIZAÇÃO e TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, não tem prazo para serem realizados.
Boa tarde!
Meu nome é Jacir Hartmann tem um filho que estuda na Alemanha, Luis Gustavo Lauermann Hartmann, e gostaria de saber qual a possibilidade de conseguir cCadania Luxemburguesa.
Explico: já tem parente com Cidadania, o mesmo é filho de uma prima irmã, ele vos indicou, o nome dele é Roberto Both, Hartmann por parte da mãe. diz ter consguido em função de uma bisavó ser Luxemburguesa. os avós dele e de meu filho são irmaos: Lauro e Jose Benno Hartmann.
Bom dia Jacir, qual seu telefone para entrarmos em contato? Ou então ligue para nosso número 47 98810 8435.
Quem deu direito aos descendentes de Lauro Hartmann foi a imigrante Catharina Weber que casou no Brasil com Guilherme Hartmann. Eles geraram João Alberto Hartmann , que por sua vez gerou o Alfredo Hartmann e ele é o pai do Lauro e do José.
Nesta linha de descendência a última luxemburguesa é a Catharina Weber pois a mulher luxemburguesa na época NÃO PASSAVA A CIDADANIA ADIANTE. Portanto seu filho e todos os demais descendentes Lauro e José tinham direito de pedir a cidadania até 31/12/2018. Esta janela ficou aberta de 2008 a 2018 para pedidos(10 anos!). Alguns descendentes do Lauro pediram dentro deste prazo e conseguiram. Mas hoje infelizmente não existe mais nenhum dispositivo legal que permita que estas pessoas possam pedir a cidadania, lamentavelmente. Como o critério é por linha RETA, mesmo tendo colaterais (primos) que conseguiram a cidadania, isto não é possível pedir mais fazer.