Nacionalidade Luxemburguesa, quem pode demanda-la? #3 OPÇÃO 3

Compartilhe em:

A opção de cidadania luxemburguesa está aberta no caso de  um casamento com um cidadão luxemburguês.
Para isso é necessário que o demandante prove o casamento, e também demonstre através de um certificado o conhecimento da língua luxemburguesa (emitido por exemplo pelo INL), e apresente o certificado de participação do curso VIVER JUNTO NO GRÃO DUCADO DE LUXEMBURGO. (informações das notas mínimas e como obter o certificado no curso estão no post anterior)
Se o solicitante da cidadania não residir no Luxemburgo, deverá provar a duração de no mínimo 3 anos do casamento, precedente a data de assinatura do pedido da opção de cidadania. Isto foi criado para evitar os casamentos de fachada que visam apenas a obtenção da cidadania. Mas existe uma exceção, isto é dispensado caso o solicitante resida em outro país que não seja Luxemburgo mas por uma condição que seu cônjuge tem uma atividade profissional conferida por uma autoridade pública luxemburguesa ou organização internacional.

12 respostas para “Nacionalidade Luxemburguesa, quem pode demanda-la? #3 OPÇÃO 3”

    1. Infelizmente Mauricio, é só o Luxemburguês mesmo. A lei não equipara neste sentido o alemão e francês que são também línguas oficiais ao requisito para obter a cidadania.
      Por isso que a CCBLUX vai ajudar promovendo curso de idioma luxemburguês. Em breve anunciaremos matrículas.

  1. Olá,

    No caso do solicitante da cidadania não residir em Luxemburgo, ainda precisaria do certificado de conhecimento da língua luxemburguesa?

    1. George, sim obrigatoriamente. Eles partem do pressuposto que se você quer a cidadania, precisa se integrar a sociedade luxemburguesa. Para eles, se vc nem vem morar lá, então nem precisa da cidadania. (ignoram o fato de ter o beneficio de vida e residência nos demais países).

  2. Boa tarde tudo bem. Eu gostaria de saber se a regra de cidadania por casamento com Luxemburguês já está valendo.

    1. Boa Tarde Flavia,
      Está valendo sim. A lei está vigente desde 01/04/2017. E atualmente não existe nenhum movimento para altera-la.
      Lembro apenas que o casamento precisa ser casamento formal. União estável não é aceita para esta finalidade de obtenção da nacionalidade.

  3. Olá,
    sou casada há quase 5 anos com um brasileiro/luxemburgues que adquiriu somente no início desse ano (2019) a dele por recuperação.

    Se eu fizer a opção pela cidadania esse tempo de casamento já conta?

    Moramos atualmente em Londres.

    1. Olá Natalie, a lei fala que para solicitar a nacionalidade pelo casamento, o luxemburguês que casou fora de Luxemburgo deve provar pelo menos 3 anos de casamento para que o cônjuge tenha o direito de se tornar luxemburguês. Portanto, conta sim o tempo de casamento. Mas lembre-se que deve apresentar os certificados de domínio do idioma luxemburguês e também do curso cívico de 24h no momento da solicitação.

  4. Oi! O curso cívico pode ser feito on-line? Eu tentei acessar a página de inscrição e apareceu uma mensagem dizendo que não é possível acessar a página usando um IP registrado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *