Petição solicitando reabertura da janela da RECUPERAÇÃO da nacionalidade

Um cidadão belga ciente tardiamente de sua ancestralidade luxemburguesa por linha feminina distante, decidiu abrir uma petição pública para que o parlamento discuta se é interessante reabrir este dispositivo legal que expirou em dezembro de 2018. A mesma coisa ocorreu com vários brasileiros que só souberam de sua ancestralidade recentemente.

Se a petição conseguir o mínimo de 4500 assinatura, o assunto será debatido no parlamento luxemburguês e com isso existe a possibilidade de que este prazo seja reaberto. O prazo para assinatura é 20/02/2020. Só podem assinar as pessoas com no mínimo 15 anos e que já finalizaram o pedido de nacionalidade e já são luxemburgueses ou pelo menos quem já assinou o pedido de recuperação/opção em Luxemburgo.

O link está abaixo. Não esqueça de confirmar no seu e-mail para que o voto seja validado.

https://chd.lu/wps/portal/public/Accueil/TravailALaChambre/Petitions/SignerPetition?action=doPetitionSignature&id=1826

A comunidade de descendentes luxemburgueses agradece sua participação.

Último ano para assinatura das recuperações

Iniciamos 2020 e ainda temos um grande conjunto de pessoas que receberam os certificados de ancestral (aïeul) luxemburguês e que ainda não foram até o Bierger Center em Luxemburgo assinar.

Informamos que quem não fizer a assinatura até o dia 31/12 deste ano PERDERÁ O DIREITO de utilizar este certificado para recuperar a nacionalidade.

Portanto, existe bastante tempo ainda, mas não se deve negligenciar o prazo.

Existem pessoas que não receberam ainda porque enviaram os pedidos no final de 2018, mas mesmo nestes casos o prazo NÃO MUDA. Continua sendo o final de 2020 para limite máximo para assinatura das recuperações.

Portanto aconselhamos prudência para planejamento desta segunda etapa.