Saiu a estatística trimestral do STATEC (serviço de estatísticas do governo luxemburguês) que divulga o número de luxemburgueses vivendo no exterior (fora de Luxemburgo).
E este é um trimestre significante, pois o Brasil passou a ser o segundo país do mundo onde mais existem luxemburgueses. A diferença é pequena, e, relação a Bélgica que foi ultrapassada, mas continuará lentamente se ampliando por mais tempo.
Brasileiros que caem no artigo 89 e que tem prazo para assinar em Luxemburgo até dezembro de 2025 ainda aumentarão este número. Também aumentará o número de pessoas um pouco mais idosas e derivadas do artigo 23 que estão obtendo a cidadania e abrindo caminho para filhos e netos também solicitarem a nacionalidade. Por isso, acreditamos que até 2026 veremos um crescimento expressivo neste número para haver uma estabilização após isso.
Pessoas que herdaram a nacionalidade pele transmissão automática e involuntária (artigo 7) não tem prazo para requerer o registro da cidadania e muitas farão o registro no futuro pois não tem pressa neste registro.
Até 2026 os brasileiros se aproximarão dos franceses, muito embora é um pouco cedo para afirmar se conseguirá ultrapassá-los em quantidade de luxemburgueses.
Dicas importantes:
- Você tem um certificado pelo artigo 89? Certifique-se que não poderia pedir também pelo artigo 23, pois o artigo 89 tem prazo para finalizar a segunda etapa e o 23 não tem . (o que é uma grande vantagem para o planejamento)
- Se você tem um certificado pelo artigo 89 não deixe para ir no último semestre de 2025 pois podem haver dificuldades para agendamento e congestionamento no Bierger Center.
- Tente assinar em Luxemburgo (pelo artigo 89 ou 23) antes dos(as) filho(as) antes terem 17 anos e 7 meses, para que eles(as) recebam a cidadania simultaneamente com quem assinar. Do contrário eles(as) terão que fazer um procedimento separado futuramente.
Existe alguma possibilidade do artigo 89 voltar?
Infelizmente não há nenhum indício de que isso seja alterado. Mas temos robôs que vasculham diariamente nos sites legislativos e administrativos de Luxemburgo e qualquer novidade avisaremos.